Educação Fiscal
EDUCAÇÃO FISCAL
TITULO:
SONEGAÇÃO FISCAL
TEMA:
A ação negativa da Sonegação Fiscal no cotidiano.
DESCRIÇÃO E JUSTIFICATIVA:
O presente plano realizar-se-á no Colégio Estadual Vila Nova, visando estimular os educadores e educandos do Ensino Fundamental e Médio à participarem efetivamente do processo educativo fiscal.
O tema deste projeto propõe uma concepção ampla, global e pluridimensional dos costumes éticos-socias necessários e primordiais para uma formação coerente de cidadãos conscientes, equilibrados, críticos e agentes ativos no combate à sonegação fiscal nos dias atuais.
OBJETIVOS:
Visando enaltecer alguns dos propósitos a serem alcançados, destacamos que os educandos deverão ser capazes de:
- Compreender a cidadania como participação social e política, bem como o exercício de direitos e deveres para a efetivação de uma sociedade viável e mais justa;
- Promover a leitura e a interpretação de documentos (notas fiscais) bem como a de compreender a importância da solicitação da mesma;
- Conhecer, respeitar e valorizar a arrecadação de impostos como via necessária para as melhorias coletivas sociais;
- Estabelecer, compreender e construir valores éticos de convivência social;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A interação entre o educador e o educando, o ambiente e as pessoas que constroem esse espaço, leva ao desenvolvimento global do ser, destacando portanto, que o exemplo vivenciado na escola poderá influenciar o educando a respeitar e valorizar a arrecadação de impostos como um bem coletivo social.
CRONOGRAMA:
Durante a ultima semana de maio aconteceu a abordagem sobre o tema utilizando-se de vídeos e de textos sobre a responsabilidade Fiscal e sua importância para a sociedade. Através desta conversa, foram abordados e sanadas diversas duvidas de nossos alunos sobre a sonegação fiscal que acontece diariamente em nossa sociedade.
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS:
O presente plano contempla as