Modelo de relatório topográfico
Local:
Data de realização: 26 de abril de 2014
Objetivo geral
O objetivo geral da aula foi definir uma área retangular do terreno a partir do método de triangulação topográfica (triângulo retângulo).
Materiais utilizados:
9 Piquetes
Trena
Caderneta de anotações
Método
Durante a aula pratica de Topografia do dia 26 de abril, separou-se a turma em dois grupos de quatro pessoas. Esse método consiste em utilizar os 12 metros de uma trena, dividindo-a em 3,4 e 5 metros, formando um triângulo retângulo.
Foram utilizados vários piquetes para demarcação da área. O primeiro piquete foi fincado no ponto inicial (ponto A). A partir daí, mediu-se 3m (ponto B) para qualquer direção e sinalizou com um piquete. Sem tirar a trena do marco inicial, dando continuidade, da medida 3m somou-se mais 4m, marcando assim, 7m (ponto C) na trena. Da mesma forma, somou-se mais 5m até formar um triângulo e marcar 12m (ponto A) na trena.
O ponto C não tinha um local correto para marcar 4m para um lado e 5m para o outro. Assim, um aluno foi ajustando a trena, esticando ao máximo dos dois lados e fixando no marco 7m.
Após fixar um piquete a cada ponto (A, B e C), o triângulo formado pela trena foi transferido paralelamente e o ponto que antes era B, ficou sendo como o ponto A’ no novo triângulo. Do ponto C do primeiro triângulo, mediu 6m, passando pelo ponto C’ do novo triângulo, formando assim, uma área retangular.
O ponto C do primeiro triângulo foi utilizado para fazer um terceiro triângulo, sendo “nomeado” como o ponto A’’. E sucessivamente, foi feito esse mesmo método até formar uma área de 6mx15m.
Erros na medida direta de distâncias
Medição com a trena: é afetada pela tensão aplicada em suas extremidades.