estudante
A topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre.
A importância da Topografia para as engenharias é direta e necessária. Ao se projetar qualquer obra de qualquer engenharia, se impõe o prévio levantamento topográfico do lugar onde a mesma deverá ser implantada; daí a importância da topografia, que se incumbe do levantamento ou medição, que deverá ser preciso e adaptado ao terreno.
Uma das faces mais visíveis da topografia são os levantamentos topográficos, que consistem em todo o trabalho de campo e gabinete que permite a recolha e tratamento da informação necessária à produção de uma planta ou carta representativa do terreno em estudo.
Existem dois grandes métodos reconhecidos para a realização dos levantamentos topográficos, cada um dos quais direcionados para diferentes situações:
– o método clássico, que consiste na recolha da informação diretamente no terreno, a partir de instrumentos simples de medição como é o caso dos teodolitos, estações totais e níveis ópticos. Este método, pelo baixo custo que representa, mas pela maior morosidade na recolha da informação, está mais indicado para trabalhos de escala elevada relativos a pequenas superfícies territoriais.
– o método fotogramétrico, onde o grosso da informação é recolhido através da análise de fotogramas do terreno, obtidos através de fotografia aérea ou de imagens enviadas por satélites artificiais. Este método é normalmente utilizado em levantamentos de superfícies mais extensas e escalas inferiores dada a dificuldade de obter informação minuciosa e também porque os custos fixos são maiores do que os do método anterior.
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
Um levantamento topográfico é um conjunto de operações com a finalidade de determinar a posição relativa de pontos na superfície terrestre.
As determinações dão-se por meio de