logica
Princípio da Identidade: Todo objeto é idêntico a si mesmo.
Princípio da não-contradição: Uma proposição não poderá ser ao mesmo tempo falsa e verdadeira.
Princípio do Terceiro excluído: Dadas duas proposições contraditórias, uma delas é verdadeira.
Métodos de raciocínio lógico
Existem três métodos de raciocínio lógico através de inferência:
Dedução: A conclusão é totalmente derivada das premissas. Exemplo: Roger é engenheiro. Todo engenheiro é bom emcálculo. Logo, Roger é bom em cálculo.
Indução: A conclusão tem abrangência maior que as premissas. Exemplo: Roger é engenheiro. Roger é bom em cálculo. Logo, todo engenheiro é bom em cálculo.
Abdução: A conclusão e a regra são usadas para determinar as premissas. Exemplo: Roger é bom em cálculo. Todo engenheiro é bom em cálculo. Logo, Roger é engenheiro.
Conectivos lógicos
E = conjunção (^).
OU = disjunção (v).
OU…OU = disjunção exclusiva (v). Uma disjunção exclusivasó será verdadeira se houver a mútua exclusão das sentenças, ou seja, só será verdadeira se uma das sentenças for verdadeira e outra falsa. Nos demais casos, a disjunção exclusiva será falsa.
SE…ENTÃO = condicional (->). Uma proposição condicional somente terá valor falso se a primeira proposição for verdadeira e a segunda for falsa. Nos outros casos, será verdadeira. Há várias formas de representação da condicional: Se A, B; B, se A; Quando A, B; A implica B; A é condição suficiente para B; B é condição necessária para A; A somente se B; Todo A é B.
SE E SOMENTE SE = bicondicional (). A bicondicional será falsa somente quando os valores lógicos das duas proposições forem diferentes. Ou seja, só será verdadeira se o valor das duas proposições for igual (as duas verdadeiras ou falsas). Se forem diferentes, a bicondicional será falsa. As formas de representação podem ser: A se e somente se B; se A então B e se B então A; A somente se B e B somente se A; A é condição suficiente para B e