Educação especial
FUNDAMENTAL
Jéssica Natalya da Silva
Prof Ms Fátima Eliana Frigatto Bozzo
Lins - SP
2009
1
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO
FUNDAMENTAL
RESUMO
Não é de hoje a preocupação que há na sociedade com as escolas em incluir crianças que apresentam qualquer deficiência. Por isso, os objetivos desta pesquisa serão conhecer a Deficiência Visual e seus obstáculos com alunos do Ensino
Fundamental; analisar como os professores trabalham com alunos com deficiência visual; verificar como são incluídos tais alunos no meio escolar; analisar quais os materiais usados para se trabalhar com crianças que apresentam deficiências visuais no âmbito do ensino fundamental. A metodologia será bibliográfica e uma pesquisa de campo com analise qualitativa de seus dados. A pesquisa não apresenta resultados totais por ainda estar em desenvolvimento. Concluiu-se até o momento que a inclusão de crianças com deficiência visual é dever da escola e dos educadores, proporcionando-lhes o direito de conviver com as diferenças e trazendo benefícios ao seu desenvolvimento como cidadãos.
PALAVRAS-CHAVE: Sociedade. Inclusão. Deficiência Visual. Metodologia.
2
INTRODUÇÃO
A Importância de incluir crianças com Deficiência Visual no Ensino
Fundamental deve se dar conhecendo seus limites, limitando-se a tratar com o máximo de igualdade com a sala de aula. Portanto, seus objetivos consistem em:
Conhecer a Deficiência Visual e seus obstáculos com alunos incluídos no Ensino; analisar como os professores trabalham com alunos que apresentam deficiência visual no ensino fundamental; verificar como são incluídos os alunos que apresentam deficiência visual no ensino fundamental; verificar quais os materiais usados para se trabalhar com crianças que apresentam deficiência visual incluídas no ensino fundamental.
A pesquisa quanto aos objetivos pode ser exploratória, pois tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema,