REVISAO O EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO – PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
MAISA SILVA ARAUJO 4322799610 MARCELO W. DE LEMOS 3808633692 MARIA JANETE DA SILVA 3808623685 VALÉRIA R. DO NASCIMENTO 4300063822
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares” sob orientação do professor-tutor à distância Profª Adriana Tonato Camarotti.
DOURADOS 2015
INTRODUÇÃO
A Educação não-formal vem tomando grandes proporções na área da educação na sociedade atual, um exemplo disso são as crescentes ações de instituições tanto governamentais, quanto não governamentais, prioritariamente no atendimento a criança e ao adolescente, a ação da educação não-formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural, política e social.
As práticas da educação não-formal se desenvolvem geralmente fora dos muros da escola, nas organizações sociais, nos movimentos e nos programas de formação sobre direitos humanos, cidadania, práticas indenitárias e lutas contra a desigualdade e a exclusão social. Essas práticas estão no centro das atividades das ONGs e dos programas de inclusão, especialmente no campo das artes, educação e cultura.
A Educação não-formal é voltada para as questões que dizem respeito ao dia a dia dos participantes. O principal objetivo dessa corrente educativa é a formação de cidadãos aptos a solucionar problemas no cotidiano, desenvolver habilidades, capacitar-se para o trabalho, organizar-se coletivamente, apurar a compreensão do mundo a sua volta e ler criticamente as informações que recebem. Isso é feito pela