EDUCAÇÃO ESPECIAL
Meu nome é Rádio
Vivelino Silva Lucas 213840041 Licenciatura em Matemática.
Desde os tempos remotos, observa-se algo que une e ao mesmo tempo separa os homens de todas as raças e credos: as diferenças. Nenhum ser humano é igual ao outro; cada um tem suas próprias singularidades. A história nos mostra que o ser diferente ou especial, sempre foi rejeitado de alguma forma e que muitas vezes são excluídos da sociedade.
No filme “Meu nome é Rádio” percebemos uma forte denúncia dessa prática desumana da exclusão das pessoas com necessidades específicas. Apesar de afirmarmos que respeitamos as diferenças e não somos preconceituosos, a questão da discriminação e da intolerância mútua é uma realidade em nosso mundo, em nosso país e, também, em nossa cidade e nossa escola. Por isso o filme "MEU NOME É RÁDIO" baseado na história real de James Robert Kennedy – Rádio, não perde a atualidade e aborda a questão do preconceito em relação às pessoas com deficiência. Por meio de observações no cotidiano escolar, professores e alunos vêm constatando certas discriminações que ocasionam muitas discussões referentes ao tema “Exclusão / Inclusão”.
De acordo com o observado no filme responda:
1. Em sua opinião qual é o principal tema abordado no filme? Que outros temas podemos explorar para trabalhar em sala de aula? Justifique.
2. O que o treinador Harold Jones faz para ajudar Rádio? Ele foi importante para que Rádio superasse suas limitações? Comente.
3. Quais as principais denúncias do filme feita por meio da história de Rádio? Explique.
4. O que você aprendeu com a história de Rádio? Comente.
5. Cite duas frases do filme que mais chamou sua atenção? Justifique.
6. Minhas reflexões acerca do filme e o que assimilei para minha vida profissional.
Respostas:
1 O principal tema abordado é superação, mas também poderia ser cidadania, deficiência, preconceito.
Realmente trata-se de um filme muito interessante capaz de