Laboratorio Tubo de Pitot
Tubo de Pitot
Alunos: Anderson Luis Diniz RA: B53IAC-1 Cassiano Lago RA: B4552H-3 Leonardo B. Britto RA: B32FHF-3
Objetivo
Familiarização com o mecanismo “Tubo de Pitot”, pratica com a operação desse mecanismo, realização de medidas variáveis em seu interior para comparação de pressão exercida em cada media e realizar cálculos para media da velocidade de vazão em cada respectiva medida e assim poder criar parâmetro entre elas.
Introdução
Tubo de Pitot ou tubo pitot é um instrumento de medição de velocidade muito utilizado para medir a velocidade de fluidos em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, em laboratórios de aerodinâmica e também em hidrologia para a medição indireta de vazões em rios e canais, em redes de abastecimento de água, em adutoras, em oleodutos e ainda a velocidade dos aviões, medindo, neste caso, a velocidade do escoamento do ar.
Deve o seu nome ao físico francês do século XVIII Henri Pitot.
Henri Pitot nasceu em Aramon, França, em 1695 e foi um importante engenheiro especializado em hidráulica. Começou os seus estudos em matemáticas e astronomia em Paris, tornando-se logo mais assistente do físico Réaumur em 1723. Em 1724 foi nomeado membro da Academia das Ciências de França.
Pitot começou a se interessar por fluídos e testou vários de seus projetos e teorias no Rio Sena, até que inventou em 1732 um dispositivo para medir a velocidade com que o fluido se movia, conhecido hoje por tubo de Pitot, ou ainda pitômetro.
Fundamentos teóricos
O tubo de Pitot é um instrumento de medição que mede a velocidade de fluidos em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, em laboratórios de aerodinâmica e também na hidrologia para a medição indireta de vazões em canais e rios, em redes de abastecimento de água, em adutoras, em oleodutos e ainda a