educação especial
CURSO SUPERIOR DE PEDAGogia
Tutor –
RELATÓRIO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ESSA ÁREA
Desafio de aprendizagem da Disciplina Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-UNESI.
Feira de Santana / BA
2014
O que é inclusão?Quais as principais características de uma escola inclusiva?
A palavra inclusão é oriunda do verbo incluir (do latim includere), no sentido etimológico, significa conter em, compreender, fazer parte de, ou participar de. E, segundo Mantoan, em entrevista a Revista Nova Escola,
Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outroe, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. (Mantoan, 2005)
A Educação Inclusiva é a educação voltada para todas as pessoas, e que visa converter a trajetória da exclusão, ao proporcionar condições, espaços e estruturas, promovendo uma educação de qualidade para todos e respeitando as diversidades dos educandos. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais:
“O direito da pessoa à educação é resguardado pela política nacional de educação independentemente de gênero, etnia, idade ou classe social. O acesso à escola extrapola o atoda matrícula e implica apropriação do saber e das oportunidades educacionais oferecidas à totalidade dos alunos com vistas a atingir as finalidades da educação, a despeito da diversidade na população escolar." (BRASIL, 1998).
Portanto, a escola será de caráter inclusivo quando transformar, não somenteestrutura física, mas a postura, as atitudes e a mentalidade dos educadores, e da comunidade escolar em geral, para saber trabalhar com o