Educação Especial
ARTIGO CIENTIFICO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
MARY DALVA CARDOSO MENDES
BELÉM-PA
2013
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
MARY DALVA CARDOSO MENDES
RESUMO
Este artigo vai ao encalço de alguns fatores causam a dificuldade de aprendizagem. Dentro deste contexto se faz necessário buscar conhecimentos com base Cientifica. Para que o mesmo deixe claro o que fazer para melhorar esta angustia que aflige crianças com esta problemática e servirá também, como apoio aos educadores envolvidos e comprometidos com a educação.
Palavras-chaves: Dificuldade de aprendizagem, Aprendizagem, conhecimento.
INTRODUÇÃO
Nesta parte inicial, é importante saber um processo de ensino/aprendizagem que venha auxiliar pessoas com dificuldades de aprendizagem. A área da educação nem sempre é só sucesso e aprovações, existem casos que deixam alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, existem casos que a criança é rotulada pela família, colegas em sala de aula ou até mesmo por professores. Faz-se necessário que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, pode-se observar se a dificuldade é momentânea ou se persiste a algum tempo.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A definição de dificuldade de aprendizagem apontada por este autor refere-se:
“A dificuldade de aprendizagem engloba um numero heterogêneo de transtornos, manifestando-se por meios de atrasos ou dificuldades em leitura, escrita, soletração, calculo, em crianças com inteligência normal ou superior e sem deficiências visuais, auditivas, motoras ou desvantagens culturais”. (SISTO, 2001 c. p. 193).
De acordo com o autor a dificuldade de aprendizagem transitória e/ou momentâneo refere-se aquela que aparece em dado momento escolar e não são afetadas por aspectos psicológicos ou neurológicos de maneira que os parâmetros cognitivos são normas.
A escola, família e sociedade são