Educação especial
20/12/2004Saiba as diferenças entre os dois segmentosCristian Elvis Fernandes e Silvia Carla Lopes*ResumoA educação, em geral, tem por necessidade básica o interesse pela pesquisa e, principalmente, a colocação em prática, para que exista realmente uma educação de qualidade onde todos, sem exceção, tenham acesso a ela.Para que isso realmente aconteça todos os profissionais e pessoas envolvidas devem sempre se atualizar, pois, sendo assim, a educação inclusiva e a educação especial serão uma só educação onde os portadores de necessidades educativas especiais terão seus direitos respeitados.O esclarecimento é o enfoque principal deste trabalho para o entendimento real e significativo dos profissionais da área, que na maioria das vezes desconhecem a importância e a diferença da educação especial e inclusiva.
IntroduçãoCom o presente artigo pretendemos levar ao conhecimento e discussão sobre esse desafio que é verdadeiramente incluir os portadores de necessidades especiais não somente na escola, mas em um contexto mais amplo que é a sociedade. Sentimos a necessidade de esclarecer alguns pontos que permeiam a educação (educação especial e a educação inclusiva).Para que a educação seja realmente uma realidade no qual todos aprendam o verdadeiro sentido de se tornar um cidadão pleno, antes temos um ideal que é o de elevar o conhecimento cultural a todos, sem exceção. Isso inclui, é claro, os portadores de necessidades especiais. Mas, antes, temos que esclarecer o que é educação especial e educação inclusiva.
Educação especialAlmeida (Abril-2002 Revista Pedagógica), nos da uma idéia da verdadeira educação especial, seguindo os referenciais teóricos e práticos da educação.Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades e, que