Educação de jovens e adultos
Nome: Sandra Maria Dias de Miranda
O objetivo central do filme O Ponto de Mutação é esclarecer a dinâmica da crise da sociedade, meio ambiente, saúde, relações sociais, economia, ecologia, tecnologia, arte, religião e politica da nossa cultura, crise dos paradigmas reinantes do saber cientifico-tecnológico, no contexto da sociedade capitalista ocidental. Neste cenário temos a presença de três personagens principais: A Cientista, o Poeta e o Politico. A percepção que tive da postura dos personagens é que eles vivem uma crise existencial que os atormentam. Mas cada um, com sua particularidade, conforme abaixo:
A cientista Sônia Hoffmann – Física experiente que prestou valiosos serviços à sociedade resolve se isolar do mundo porque se decepcionou com o rumo da ciência, após descobrir que suas pesquisas estavam sendo usadas em projetos de guerra. Na discussão ela critica sobre a maneira cartesiana em que os políticos de modo geral veem a natureza, afirma que se deve abrir os horizontes para modelos sistêmicos, escapando do conforto dos processos, onde temos o controle. Na sua visão não podemos olhar separado os problemas globais tentando entende-los e resolvê-los separadamente. Vê o mundo como um espaço ao qual coisas estão colocadas, de forma independente, coisas que podem ser montadas e desmontadas, relacionadas e separadas , quando na verdade o mundo é um sistema, devendo o universo em geral, e nosso planeta em particular, serem vistos como um organismo vivo e não como uma máquina.
Thomas Harriman é um poeta que abandona os USA por não suportar o modo de vida mercantilizado, e para recuperar-se da sensação de fracasso e de um casamento, isola-se numa ilha. Ele considera a relação cientifica com a vida, fria, por desejar explica-la racionalmente. Por sua vez, expõe o lado humano da questão. Questiona o lugar das relações entre pessoas, dos sentimentos, medos, raivas, ansiedades e também a realidade da vida, tudo será sempre