Educação corporativa
Educação Corporativa O início
A primeira vez que se escutou em falar em Educação Corporativa foi há mais de 40 anos nos EUA. Em 1955, a General Eletric foi a primeira empresa a despertar o interesse da criação de uma Universidade Corporativa, porém, foi nos anos 80 que se disseminou o interesse da criação de uma Universidade como complemento estratégico e para gerenciamento de desenvolvimento de seus funcionários. As empresas nas últimas décadas perceberam uma crescente perda na validade de conhecimento e começaram a se atentar em que não poderiam mais contar com as instituições de ensino A base geradora de riqueza das empresas neste século será constituída por sua organização social e a sua capacidade de criar conhecimento.
Fonte: (mbis.pucsp.br, Junior G)
Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
Fonte:(educor.desenvolvimento.gov.br)
Práticas da Educação Corporativa
Nos meios acadêmico e empresarial, a prática de educação corporativa tem sido utilizada, muitas vezes, como sinônimo de universidade corporativa (UC). Treinamento e Qualificação: São empresas que não possuem práticas de educação corporativa. Prática de Educação Corporativa: São empresas que já atuam com educação corporativa, mas não chegaram a constituir uma universidade corporativa.
Universidade Corporativa
Representa a consolidação da prática de educação corporativa na empresa. Além das características