Educação corporativa
Idéia Central do Texto
Uma vez que as organizações necessitam que as pessoas aprendam mais rápido, para acompanhar as mudanças de mercado no mundo atual, surge a educação corporativa como uma estratégia da Organização, para transmitir ao funcionário a educação que não lhe foi dada na educação formal (básica), mais considerando a cultura e o contexto empresarial, sem perder de vista as características individuais dos seus funcionários, proporcionado–lhe oportunidade de carreira.
Argumentos:
O novo modelo organizacional requer a produção do conhecimento a partir das pessoas, num movimento proativo de aprendizagem.
As nossas escolas estão demonstrando certo grau de ineficiência em alguns argumentos, tais como a prática docente, os currículos escolares, a crise fiscal do estado, entre outras.
Acredita-se que é preciso rever a escola a suas práticas atuais.
A educação corporativa cresce e surge como a possível solução para o alinhamento das ações de treinamento com a estratégia da organização.
A idéia é conduzir o desenvolvimento das pessoas com visão de negócio, de projeto, na tão propagada sociedade da informação.
A educação corporativa personifica a filosofia de aprendizagem da organização, cujo objetivo é oferecer a todos os stackholders o conhecimento e as competências necessárias para que os objetivos sejam alcançados.
A educação corporativa propõe-se a influenciar até mesmo a forma de planejar, desenvolver e conduzir à carreira dos funcionários.
Não basta só desenvolver no indivíduo a sua capacidade de aprender constantemente; é preciso transformar o conhecimento em ações compartilhadas por todos os membros da equipe/empresa.
Entretanto, a formação acadêmica não foi desprezada; está surgindo um conjunto novo de tecnologias a cada trimestre, que exigirá do trabalhador médio, em áreas diversas da empresa, um aprendizado contínuo nas suas qualificações, que não eram obrigatórias até