Educação como meio transformação social
Mais do que falar sobre a nossa pedagogia, gostamos de praticá-la com as nossas crianças, mas também com os colegas que queiram trabalhar conosco. Aceitamos, no entanto, de bom grado, o convite para falar aqui, para compartilhar com vocês um pouco do nosso trabalho e através desta exposição esperamos deixar claro o tema, o papel do professor, proposto para esta mesa-redonda. A Pedagogia Freinet ainda é bem pouco conhecida entre nós. Nos cursos de História da Educação, tanto no Magistério (2o. Grau), quanto nas Faculdades de Pedagogia, Freinet por vezes não chega a ser citado. No entanto, a Pedagogia Freinet pode se configurar como uma alternativa válida na busca de soluções para a crise do sistema de ensino que estamos enfrentando. E na Pré-Escola ela nos afasta das duas tendências dominantes: • a do infantilismo: que deixa a criança aquém de suas possibilidades; e • a do escolarismo: que quer preparar a criança muito cedo para a escola de 1° Grau.
* Profa de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Paulínia. ** Esta exposição foi ilustrada com a apresentação de cerca de 100 diapositivos que documentam o trabalho desenvolvido em algumas classes de pré-escola da rede municipal de Paulínia. O núcleo Freinet de Paulínia é composto por dez professoras que se encontram periodicamente para troca de experiências, estudos e atividades em "atelier". Existem muitos outros núcleos em funcionamento no Brasil: no Estado de São Paulo, nos Estados do Sul, em Minas Gerais e no Nordeste. Em São Paulo, está se organizando o Centro Regional da Escola Moderna (CRIEM) com o objetivo de aproximar os núcleos dos vários Municípios.
69
A Pedagogia Freinet não é nova. Vem sendo praticada há mais de cinqüenta anos em muitos países da Europa, da África e da América. Não é nova, mas se renova a cada dia, pois, sendo um movimento pedagógico de professores, é através da troca de experiências entre professores que ela se