Educação como cultura
Em geral, o processo de letramento é paralelo ao de alfabetização, que começa na escola, nas séries iniciais. É possível dizer que uma criança, que segue o ensino regular, está letrada no momento em que domina a leitura e a escrita dentro dos seus grupos sociais. Adultos que forem alfabetizados também serão letrandos no processo de ensino.
Instruções
O que você precisará * - Livros, revistas, jornais - Computador, papel e caneta - Livros literários
Ensine a pessoa que estiver sendo letrada a utilizar o que aprendeu através da leitura e da escrita para se comunicar com outras pessoas, seja através do uso da fala, da Internet, de cartas, etc. Peça que reproduza um diálogo entre duas pessoas, escrevendo as palavras e fazendo o uso correto dos símbolos.
Dê ao letrando jornais, revistas, gibis, entre outras publicações. Para alfabetizar letrando é importante também que ele tenha acesso a programas de televisão e de rádio, para que compreenda as diferenças de linguagem que existe em cada meio de comunicação. Solicite um texto que tenha as características de cada mídia, para que saiba identificá-los.
Ofereça condições para que a leitura e a escrita ajude o letrando a argumentar, documentar, informar, orientar-se e reivindicar. A palavra e a fala são duas ferramentas essenciais para uma pessoa tornar-se um cidadão. Mostre a ele os seus direitos e deveres e peça que os interprete, bem como interpretar os mais variados textos. A leitura frequente de obras literárias também colabora para alfabetizar