Educação básica no ceará
ALUNOS: IRLANDIA Mª DE CASTRO
JACKSON FERNANDES
TAIANE SILVA
WILBER LIMA
EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEARÁ
Breve história de nossa educação:
A primeira escola no Ceará data de 1845, trata-se do liceu do Ceará, em Fortaleza. Por lá passaram grandes ícones da sociedade cearense nas áreas jurídica, política e artística nacional. Nomes como Barão de Studart, César Cals, Edson Queiroz, Fausto Nilo, Juraci Magalhães, Farias Brito, Raimundo Girão e Clóvis Beviláqua, dentre tantos outros.
Com o passar dos anos as coisas deixaram de serem centralizadas, assim escolas foram sendo criadas em toda Fortaleza e no interior. Com as novas leis que davam o norte de como deveria ser a educação em todo o país, veio o apoio para se formar escolas particulares e também com o desejo de que em todo o estado fossem criadas mais escolas, a igreja católica acabou por tomar essa iniciativa, criando em todo o estado varias escolas voltadas não só para a educação formal, mas para a educação religiosa também.
Assim as escolas públicas do centro de Fortaleza acabaram por perder o glamour que tinham nos tempos áureos, tendo que se adequar as novas normas e leis.
O desenvolvimento na educação veio a passos lentos, e hoje em dia ainda sofremos com isso. O Ceará tem uma das educações públicas com a menor qualidade do país, e isso se agrava ainda mais se observarmos as escolas do interior. Os professores são muito desvalorizados, tendo um dos piores salários do Brasil. Quando se organizam e tentam melhorias, são repreendidos de forma agressiva pela policia a mando do próprio governo.
Um dos grandes desafios das escolas hoje é formar cidadãos capazes de ter um pensamento critico para que olhem ao seu redor e terem noção do que acontece e porque aquela realidade é assim. Sem isso, acabamos por formar uma sociedade acomodada que espera tudo cair do céu e que acredita piamente nos políticos que elegem. Mas não será exatamente isso que esses políticos querem?