Educação Brasileira
Um assunto muito sério que se deve tratar no nosso país é a questão da educação. Estamos melhorando, mas ainda há muito a fazer para que alcancemos índices satisfatórios de ensino. U e, um aspecto em que é se demanda urgente atençãoque se invista, é no problema da defasagem escolar. São considerados em situação de defasagem escolar os alunos que não possuem,írem no início de cada ano letivo, os anos de estudo compatíveis com a sua idade
No ano de 2008, foi realizada uma pesquisa e concluiu-se que cerca de 22% das crianças entre 7 e 8 anos de idade estavam com atraso escolar. Esse número já é preocupante, significa que uma em cada 5 cinco crianças está com defasagem escolar, mas o dado mais alarmante da pesquisa diz respeito aos jovens de 15 anos, em que essa proporção atingeia inacreditáveis 46%. É vergonhoso o fato de que quase um em cada dois brasileiros com 15 anos de idade estão estejam atrasados em relação à sua série. Os determinantes da defasagem idade-série podem ser a entrada tardia na escola, ensino mal aplicado por meio de metodologias inadequadas, professores mal-preparados, problemas sociais, descaso por parte do governo ou repetência escolar.
Em No campo das questões sociais, temos há o drama das famílias pobres, que necessitam dos rendimentos de todos os membros que estejam aptos ao trabalho. A, assim, tão logo quanto possível, suas crianças entram para o mercado de trabalho. Esse ingresso precoce certamente tende a levará ao abandono da escola e, consequentemente, na fase adulta essas pessoas receberiamterminam por não conseguir melhores, então, baixos rendimentos, formando e formariam novas famílias pobres. Delineia-se um perverso ciclo vicioso.
O professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Ocimar Munhoz Alavarse, falou analisou o tema e disse o que nossos governantes há muito deveriam saber: há anos…
- O único percentual aceitável para a distorção idade-série