Educação basica e o sistema de ensino
Fernanda Borges Adão
Maria do Carmo Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 9271) – Prática do Módulo V
21/11/2011
RESUMO
O conhecimento Lógico- Matemático tem fonte interna, se encontra no próprio sujeito, pois é construído através da coordenação das relações que ele estabelece entre os objetos, não têm existência na realidade externa (igualdade, diferença, o conceito de número). É uma construção feita pela mente através da abstração reflexiva. Este artigo tem como objetivo compreender como se dá a concepção de número e identificar a importância da numeralização na Educação Infantil e investiga o processo de ensino – aprendizagem dos conhecimentos básicos de matemática na pré-escola.
Palavras-chave: Educação Infantil; Matemática; Concepção de Número.
1 INTRODUÇÃO
A atenção dada às noções matemáticas na educação infantil, ao longo do tempo, tem seguido orientações diversas que convivem, às vezes de maneira contraditória, no cotidiano das instituições. Este artigo monográfico reflete sobre a importância da numeralização (aquisição da concepção de número) na Educação Infantil e discute questões relacionadas á sua aplicação no cotidiano da pré-escola. Algumas interpretações das pesquisas psicogenéticas concluíram que o ensino da Matemática seria beneficiado por um trabalho que incidisse no desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático. Assim, consideram-se experiências-chave para o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico e para a aquisição da noção de número as ações de classificar, ordenar/seriar e comparar objetos em função de diferentes critérios.
Essa prática transforma as operações lógicas e as provas piagetianas em conteúdos de ensino. A classificação e a seriação têm papel fundamental na construção de conhecimento em qualquer área, não só em Matemática. Quando o sujeito constrói