Trabalho administração tga
Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.
R: Taylor defendia a os fatores que Analisava o trabalho utilizando métodos científicos para determinar a “única melhor maneira” de completar as tarefas de produção.
Enfatizava o estudo das tarefas, seleção e treinamento de trabalhadores e a cooperação entre trabalhadores e a administração, e contribuía para a Melhoria da produtividade e a eficiência das fábricas.
Introduzindo análise científica no ambiente de trabalho, o sistema de gratificação diferenciada equiparava as recompensas dos trabalhadores a seu desempenho e propiciava cooperação entre a administração e os trabalhadores, e era criticado pela escola humanista por:
Os pressupostos motivacionais eram simplistas.
Os trabalhadores eram vistos como partes de uma máquina.
Havia potencial para a exploração do trabalho.
Excluía as tarefas da alta administração.
Ignorava o relacionamento entre a organização e seu ambiente.
2) Fundamentando-se na leitura indicada, comente as primeiras justificativas de Frederick Taylor para a iniciação da Administração Científica.
As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são:
• Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;
• A super especialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;
• A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A