educação ambiental
Aécio Mota Sarmento; Fabiano Alves Ferreira; Lorenna Esmério
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Resumo:
O presente trabalho foi realizado no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no subprojeto PIBID/Biologia/Chapadinha-MA. A educação ambiental vem se destacando como um dos instrumentos de conscientização acerca dos problemas ambientais presentes no mundo atual, por isso implantar atividades de conscientização em escolas publicas é considerado indispensável para difusão de práticas de preservação ambiental que possam ser expandidas também na comunidade local. Dentre essas praticas destaca-se, por exemplo, a reciclagem, que além de contribuir com o meio ambiente pode também ser utilizada como meio didático na confecção de jogos educativos e utensílios artesanais.
O objetivo deste trabalho foi de conscientizar alunos do Ensino Médio sobre as questões ambientais, destacando a responsabilidade individual que cada um possui na defesa do meio ambiente.
Para realização desse trabalho, bolsistas e professores com a participação dos alunos, desenvolveram atividades em oficinas de reutilização de garrafas pets, copos descartáveis, embalagens, garrafas de vidro, latas de alumínio, retalhos de tecido e jornais, além disso, também foi organizada uma oficina de sabão reutilizando o óleo de cozinha. Após a finalização dessas atividades foram realizados seminários e debates onde foram expostos os resultados obtidos nas oficinas, nessa oportunidade se destacou a importância da escola em executar atividades de educação ambiental envolvendo diretamente os alunos, pois são eles os responsáveis por disseminar essas práticas no contexto familiar e na sociedade em geral.
Durante a realização desse trabalho, verificou-se que as atividades de educação ambiental realizadas na escola, despertaram nos alunos o