Trabalho
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
• Aprendizagem por habituação
- Consiste na diminuição da tendência para responder a estímulos que se tornam familiares, devido à exposição sucessiva aos mesmos;
- Aprendemos a ignorar estímulos conhecidos, não portadores de informação nova, o que aumenta a nossa capacidade de adaptação a outras aprendizagens que possam surgir.
• Aprendizagem associativa
Condicionamento Clássico ou Respondente
- Defendido por Ivan Palov, que afirmava que a aprendizagem resulta de associações entre estímulos e respostas;
• Aprendizagem por observação e imitação
- A aprendizagem por observação e por imitação, também designada por aprendizagem social ou aprendizagem por modelação, foi estudada pelo investigador Albert Bandura.
- Bandura constatou que a experiência dos outros poderia conduzir à aquisição de novos comportamentos, que eram assim adquiridos a partir da observação e imitação de um modelo.
- Bandura sublinha a importância do reforço, distinguindo reforço direto e reforço vicariante:
* Reforço direto – a seguir ao comportamento desejado o sujeito é reforçado Ex. A criança pega bem no lápis e quando começa a escrever ouve um elogio, está a ser reforçada; * Reforço vicariante ou indireto – o reforço é recebido pelo modelo Ex. A criança observa que uma outra pessoa por ter determinado comportamento é elogiada, é recompensada, então este facto estimula-a a imitar esse comportamento.
- Fatores que influenciam a aprendizagem social:
Características do modelo: - Proximidade afetiva do modelo - O género, idade e o estatuto
Atenção: a aprendizagem por modelação depende do nível de concentração e de atenção com que o