Contabilidade de Custo
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTO I
CURSO: Ciências Contábeis
Professora: Carla Agostini
São João Del Rei
2015
BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DUTRA, Rene Gomes. Custos: Uma Abordagem Prática. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LEONE, George Sebastião Guerra. Curso de Contabilidade de Custos: Contém Critério do Custeio ABC. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade para não Contadores: para as áreas de administração, economia, direito, engenharia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
1 A Contabilidade de Custos
A Contabilidade de Custos forma parcela ponderável da moderna Contabilidade Administrativa, Gerencial ou Analítica. A sobrevivência das organizações depende cada vez mais das práticas gerenciais de apuração, análise , controle e gerenciamento dos custos de produção dos bens e serviços, principalmente no atual ambiente de extrema competição.
Importante notar que durante muito tempo se pensou que a Contabilidade de Custos se referia apenas ao custeamento dos produtos e que servia somente às empresas industriais. Todavia, esse ramo da Contabilidade é constituído de técnicas que podem ser aplicadas a muitas outras atividades, inclusive, e principalmente, aos serviços públicos e ainda às empresas não-lucrativas.
A Contabilidade de Custos engloba técnicas de Contabilidade Geral e outras técnicas extras contábeis para o registro, organização, análise e interpretação dos dados relacionados à produção ou à prestação de serviços.
1.1 Objetivos da Contabilidade de Custos
Para os diversos profissionais responsáveis pela administração das empresas, é fundamental o entendimento das