educação ambiental
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UBERLÂNDIA, 2014.
ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO
PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas
Projeto de pesquisa apresentado à
Faculdade de Educação no programa de pós-graduação da Universidade federal de Uberlândia.
UBERLÂNDIA, 2014.
ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1- DEFINIÇÃO TEMÁTICA:
O presente plano de trabalho se propõe a realizar uma pesquisa sobre a formação de educadores de Educação Ambiental através do estudo de trajetória.
2- JUSTIFICATIVA:
O trabalho se justifica pelo fato do estudo de trajetórias contribuir à análise dos aspectos relativos às estruturas institucionais de formação de professores de Educação
Ambiental. Dentro do universo amplo deste campo são inúmeros os caminhos, as vias de acesso pelos quais esse sujeito pode seguir na trajetoria de sua formação profissional.
As condições de percurso da própria Educação Ambiental apontam para uma área recente, em que, como em um campo social sobrepõem-se as marcas de um movimento social, e as de uma esfera educativa epistemologicamente fundamentada e institucionalmente organizada. Busca-se apreender os condicionantes e os efeitos sociais de um campo de práticas cujas lógicas, as condições de existência e o funcionamento constituem uma das dimensões do problema com o qual a pesquisa se defronta. Ou seja, pela apreensão biográfica nesse processo de conversão de capitais simbolicos é necessário discutir a constituição de uma subjetividade ecológica enquanto um habitus no processo de formação.
3 – OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
O principal objetivo deste plano de trabalho se constitue:
- Analisar biográficamente as trajetórias de professores de Educação Ambiental,