Educação ambiental um importante papel da família
A educação ambiental está prevista em nossa constituição federal no artigo 225 que retrata:
"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações." Bem como seus parágrafos e respectivos incisos.
Acredita-se que para o homem saber relacionar-se com o meio ambiente, a educação ambiental deve estar presente na vida desde sua existência, sendo assim fundamental e essencial para melhor qualidade de vida no planeta. É através da educação ambiental que o indivíduo aprende a tratar o planeta, pois consegue fazer escolhas pertinentes em relação aos valores sociais, estando sempre em busca de melhores condições de vida. Porém, é difícil reeducar o ser humano, no entanto, para uma melhor sobrevivência, é necessário haver educação ambiental desde o momento em que existe a interação do ser humano com o mundo ao seu redor. É necessário, com os mais "crescidinhos", construir uma mudança de mentalidade e hábitos errados, somente assim, com toda sociedade colaborando e participando será possível preservar e permanecer bons resultados ao meio ambiente. Com nossas crianças é necessário que a educação ambiental venha de casa, da família, dos bons exemplos, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não jogar lixo no chão, preservar o solo, e todo o ambiente que vivemos.
A família tem papel essencial da boa formação de jovens e adultos conscientes, as crianças devem aprender a cuidar da natureza, a educação é o veículo para o bem estar social. Junto da família, um aliado fundamental, é o professor, pois, através de trabalhos, atividades extracurriculares, leituras a respeito da ecologia, é que se faz existir conhecimentos e formação de críticas em nossas crianças, crescendo pessoas de bem, que saberão cuidar, preservar e