A CRISE H DRICA NA VIS O DE ESCOLAS DA EDUCA O INFANTIL
Bárbara Fonseca Vilaça1
Carolina Martins de Souza Fraga
Cristiana Vicente Luz
Fernanda Miller Mazoni
Keiphanie Coelho da Silva
Raquel Maia Duarte
Wesley Cortes Rodrigues
Danielle Lameirinhas Carvalhar2
RESUMO
Esse trabalho analisou como as escolas de educação infantil abordam o tema da crise da água em seu cotidiano. Foram entrevistadas duas educadoras que trabalham em duas escolas da rede municipal de Belo Horizonte. Os principais autores foram Gil (1991), Freire (1997) e Dias (2006). Os resultados mostraram que as educadoras trabalharão o tema através de projetos lúdicos, para uma aprendizagem mais significativa, mas as professoras poderiam utilizar outras formas para trabalhar o assunto.
Palavras-chaves: Crise hídrica – Sustentabilidade – Educação Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
No ano de 2014 foram abordados na mídia, diversos acontecimentos que trataram de problemas ambientais, alertando sobre a importância das questões do meio ambiente, principalmente problemas relacionados à crise hídrica. Com essa preocupação decidimos abordar o tema para maior compreensão.
Um dos aspectos de maior relevância desta pesquisa é a preocupação de perceber como a questão da crise hídrica é trabalhada nas escolas de educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte.
Por tratar de um assunto de interesse do grupo e tendo em vista a preocupação com as suas consequências buscou-se entender como as professoras abordam o tema em sala de aula, procuramos perceber a relação entre meio ambiente e educação feita pelas professoras e os alunos dessas escolas públicas em Belo Horizonte.
Esta pesquisa foi desenvolvida por alunos de pedagogia do quarto módulo. Acreditamos que é possível educar para uma postura e um olhar mais crítico em relação e esses problemas, com isso melhoraremos a formação acadêmica de forma mais sustentável e a relação entre educador e educando.
A metodologia do nosso trabalho é uma pesquisa