Arte e Critica de Arte Reinaldo
Fichamento - Tarefa e Significado da Crítica
Argan, Giulio Carlo
Nome: Reinaldo Fernando Martins R.A. 4788030
6ºSemestre Turma: 018206B08
03/2015
São Paulo
Título original: Arte e Critica d’Arte
Autor: Giulio Carlo Argan
Tradução: Helena Gubernatis
Capa: José Antunes
Ilustração: Cavalo Azul e Cavalo Vermelho (1912), Franz Marc, Munique.
1ª Edição: Editorial Estampa, 1988
Edição de consulta: 2ºEdição, 1995
Capítulos Citados: Tarefa e significado da crítica. p. 127-130.
Este fichamento aborda o texto “Tarefa e significado da critica” que compõe a obra “Arte e Crítica de Arte” do autor Giulio Argan, onde o mesmo descreve a função da critica e suas relações com a arte. Visto que é um instrumento da sociedade para com a cultura e identidades. O que é considerado arte? E por quê? E por quem? Provavelmente todos nós já nos fizemos essa pergunta. O autor indica movimentos e correntes artísticas acontecidas durante o século na busca pela nova concepção de arte, onde no texto possível obter algumas respostas.
TAREFA E SIGNIFICADO DA CRÍTICA
Neste momento, o autor indica a crítica de arte como uma disciplina totalmente independente, sendo operada com metodologias próprias. A definição de Arte tem como fim a interpretação junto com a avaliação e a crítica de obras artísticas e, ao longo do tempo, deu origem a uma autêntica “linguagem especial”.
“Na cultura moderna a arte é objetos de estudo por parte de uma disciplina autônoma, a critica de arte que opera segundo metodologias próprias tem como fim a interpretação e a avaliação das obras artísticas” (De Mauro, 1965, p.1 citado por Argan, 1995, p.127). O iluminismo adquiria décadas de formação no estudo e na avaliação de uma arte, ampliando sua qualificação e conhecimento para que obras artísticas possam ser analisadas e argumentadas, ou seja, a literatura crítica se adequa conforme o contexto do momento.
Neste capítulo, o autor não deixa de