resíduos sólidos
Geisieli Rita de Oliveira1 – ge_baronesa@hotmail.com
Manuela Tavares Moreira1 – manuelamoreira92@gmail.com
Catarina Teixeira2 - catarinabio@hotmail.com
1
Graduandas do 6º período do Curso de Ciências Biológicas do ISED/FUNEDI/UEMG
2
Professora do Curso de Ciências Biológicas do ISED/FUNEDI/UEMG
RESUMO: Entende-se por Educação Ambiental iniciativas que buscam conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais. O processo de industrialização fez com que o homem conseguisse dominar a natureza. No entanto, com o aumento do consumo, a produção de resíduos se tornou uma preocupação mundial. Objetiva-se com este projeto conscientizar as crianças que todo ser humano é um produtor de lixo, bem como utilização de reciclagem para confecção de jogos e brinquedos educativos a partir dos resíduos gerados em suas casas.
Palavras-chave: resíduos sólidos, educação infantil e jogos
INTRODUÇÃO
A partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se a adotar explicitamente a expressão Educação Ambiental (EA), para qualificar iniciativas de universidades, escolas, instituições governamentais e não governamentais, por meio das quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais. Um importante passo foi dado com a Constituição de 1988, quando a Educação Ambiental se tornou exigência a ser garantida pelos governos federais, estaduais e municipais (Artigo 225, § 1º, VI).
Com o aumento do consumo, a produção de resíduos se tornou uma preocupação mundial
(OLIVEIRA, 2007). O lixo é um dos principais causadores de impacto ambiental, visto que a produção de resíduos ocorre de forma desordenada e a deposição dos mesmos acontece, muitas vezes, sem os devidos cuidados para com o meio ambiente.
O lixo costuma ser separado basicamente em dois grupos: materiais orgânicos que são restos de alimentos; e materiais reaproveitáveis: vidros e louças,