ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
2013
ADMNISTRAÇÃO FINANCEIRA E SUAS FUNÇÕES Se procurarmos bibliografias sobre Administração Financeira encontraremos uma gama de livros abordando este tema. Muito já se escreveu sobre o assunto, conceituando o tema e seus métodos de aplicação.
A experiência demonstra que de nada adiantará a aplicação direta de técnicas e conceitos sem a prática. O mercado de trabalho não precisa de pessoas cujo conhecimento teórico é exemplar, mas sim do que podemos chamar de “Analistas Gerentes”. Tais profissionais têm de apresentar, além do conhecimento teórico, dinamismo e capacidade técnica de aplicar os métodos e saber projetar e trabalhar o Futuro Financeiro do empreendimento. Gerenciamento de equipes e poder de argumentação são também qualidades imprescindíveis do profissional desta área.
Observa-se falta de conhecimento por parte dos empresários quando se trabalha com dinheiro. Ainda é maior a falta de orientação e de mecanismos gerenciais que melhorem a qualidade de informação para eles.
FUNDAMENTOS CONCEITUAIS
A área de finanças é ampla, dinâmica e complexa. Seja na vida de uma pessoa ou de uma empresa, ambas estão diretamente influenciadas e conduzidas por atividades financeiras.
O QUE É FINANÇAS? Segundo Gitman (1997): “finanças é a ciência de administrar fundos praticamente, todos os indivíduos e organizações obtém receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. A preocupação no processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos nas transferências de fundos entre pessoas, empresas e governos fica por conta das Finanças.”
Assim, a análise financeira fornece os meios para tornar flexíveis e corretas as decisões de investimentos, no momento apropriado e mais vantajoso.
PRINCIPAIS ÁREAS E OPORTUNIDADES EM FINANÇAS As oportunidades nesta área podem se divididas em serviços financeiros e administração financeira: 2.1 SERVIÇO FINANCEIRO
É a área de finanças voltada à concepção e à prestação de assessoria,