Diego Araujo da Silva
Camada a. FÍSICA.
Nesta camada é responsável somente pela transmissão de bits, níveis de tensões ou pulsos de luz, tipo de conectores, o tempo em que cada bit deve durar em um determinado tempo (definida pela norma RS-232).
Tipos de conectores: Quantidade de pinos: RJ-45 (NORMA V.24 – CCITT) – transmissão de dados. RJ-11 – transmissão de voz. Interface paralela:
Há um taxa de transferência maior Utilizado em scanners, câmeras de vídeo, unidade de disco removível entre outros. Porta serial – RS-232 (em desuso) Utilizado em modem, mouses, impressoras, scanners entre outros equipamentos antigos. Hub Interliga vários computadores ao mesmo tempo Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas.
Tipos de transferência Digital Analógica Cabos coaxiais Serve para transmitir vários tipos de sinais Usado em computadores, televisores, rádios, entre outros. Obs.: cada um utiliza uma determinada frequência.
Camada b. ENLANCE.
Esta camada é responsável de detectar e corrigir os dados da camada FISICA, transporta e recebe os quadros de dados.
O fluxo é controlado pelo buffer que impede a sobrecarga em um receptor mais lento.
Exemplo de protocolos nesta camada: PPP, LAPB (do X.25), NetBios.
Na Rede Ethernet cada placa de rede possui um endereço físico, que deve ser único na rede.
Em redes do padrão IEEE 802, e outras não IEEE 802 como a FDDI, esta camada é dividida em outras duas camadas: Controle de ligação lógica (LLC), que fornece uma interface para camada superior (rede), e controle de acesso ao meio físico (MAC), que acessa diretamente o meio físico e controla a transmissão de dados.
Possui um endereço físico o endereço MAC (Media Access Control ou Controle de acesso a mídia), que é um endereço de 48 bits Hexadecimal.