Educação ambiental aula 9
AULA 9
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Reconhecer a escola como promotora de preservação ambiental e da saúde.
2. Verificar a questão da epidemiologia aplicada à educação ambiental.
A crescente preocupação com o meio ambiente, e o desenvolvimento de ações voltadas para a sua proteção e recuperação, tem levado à necessidade da atuação cada vez maior de profissionais de diferentes áreas (Mota, 2008).
Segundo Barcelos (1991 apud Motta, 2008), a conscientização dos processos interativos homem e ambiente em um país de dimensão continental, das diferenças sociais e principalmente culturais como as do Brasil, representa um processo lento de realização e da necessidade de formação de profissionais com preparação multidisciplinar.
INTRODUÇÃO
Isso ocorre na escola. Desde nossa entrada no ambiente escolar temos contato com as várias possibilidades de caminhos que podemos seguir pelo mundo afora.
A escola também é nossa orientação em saúde e bem-estar no meio que vivemos e não somente representa a aquisição de conteúdos didáticos.
Que tal começarmos, a partir de agora, a ver a escola como promotora da efetividade da vida inserida no meio ambiente?
O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO MEIO AMBIENTE
Enquanto a medicina preocupa-se de maneira geral com a saúde do indivíduo, a saúde pública tem como meta lidar com a saúde coletiva ou das populações.
A vida no planeta é altamente organizada e obedece a um espectro biológico.
Do mais simples ao mais complexo, e de forma bastante significativa, temos: PROTOPLASMAORGANISMO CELULAORGÃO TECIDO | FOTO DE UM CORPO HUMANO
Nessa escala hierárquica os organismos representariam as unidades com maior nível de organização.
Mas os organismos não vivem sós, pois necessitam uns dos outros e em conjunto compõem uma população.
Populações de diferentes espécies se