Educaçâo especial
Deixar de lado uma educação homogênea para tornar-se uma educaçao voltada á diversidade,um novo conceito de “educaçao especial”: voltada para uma necessidade especial,ter alguma dificuldade de aprendizagem que requer algumas medidas educativas especiais.
O texto aborda,desde um novo conceito de educaçao especial, percorrendo pelo diagnóstico e avaliaçao das necessidades educativas especiais,trazendo em sua bagagem histórica um novo olhar sobre a educação especial no século XXI.
A inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino está baseada nessa perspectiva de educação para todos, pois, ao serem feitas adaptações pedagógicas para um aluno que tenha algum tipo de deficiência, leva-se em conta distintas formas de aprender e de ensinar. Pensando em como realizar da melhor maneira as práticas inclusivas para essas pessoas, de forma a desenvolver suas potencialidades, busca-se também a qualidade do ensino para todos os estudantes, independentemente de terem ou não deficiência. O uso de estratégias de ensino adequadas a diferentes tipos de necessidades específicas de aprendizagem só vem a contribuir para o desenvolvimento de todos os estudantes envolvidos no processo.
Objetivos Gerais:
Propor ao cenário educacional um novo conceito de educação especial,deixar para trás algumas concepções históricas “para trás”.
É necessário um diagnóstico e avaliação das necessidades educativas especiais com acentuado caráter funcional,para que o curriculo escolar seja flexibilizado de modo que ultrapasse as necessidades de aprendizagens na maioria das vezes reduzida.
Definir um “novo”contexto a partir de novas concepções no cenário educacional especial.
Participar efetivamente como professor consciente e participativo,desenvolvendo novas concepções e estratégias pedagógicas.
Objetivos específicos:
- Apresentar e formar novos conceitos de inclusão:
-