educaçaõ
Muitas pessoas definem o amor como um sentimenro forte que une duas pessoas ou como um sentimento que predispoe alguem a desejar o bem do outrem. E isso realmente é verdade.
Porém, existe um amor que é mais que tudo isso, que humanamente podemos sentir. É um amor que excede todo entendimento, e por causa disso, nos constrange. Esse amor , se chama “amor de Deus” (Ef 3:14, 2 Cor 5:14)
Se examinarmnos as Sagradas Escrituras e procurar o significado do AMOR segundo o hebraico vemos que é muito mais essas definições descritas acima. Existem dois termos no hebraico que definem o amor com maior complexidade . São os termos ahabah אַהֲבָה e hesed חֶ֫סֶד que significam o amor pactual, ou seja, que existe entre Deus o o ser humano uma aliança, num amor profundo e duradouro.
Existe, portanto, uma aliança entre o Senhor e seu povo. Como diz o dicionário bíblico, o amor de Deus é a base da aliança e o fundamento de sua fidelidade. E nesse amor, ainda que sejamos infiíes el continua sendo fiel (2 Tm 2:13).
Sua fidelidade e amor envolvem misericórdia e o perdão necessãrio a qualquer relacionamento. Como diz o salmista:
A tua misericórdia, SENHOR, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.
Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.(Sl 36:5;7).
Só que muitas pessoas não entendem que por amor o Senhor nos atrai com “cordas humanas” e “laços de amor” ,as vezes mais flexiveis e outras vezes mais rígidas (Os 11:4).
Deus repreeende e disciplina a quem ama (Hb 12:6). O Senhor não é um Deus vingativo, mas amoroso, pois sua essência é amor. Diz a palavra que Deus é amor(1 Jo 4:8).
As vezes o Senhro nso atrai e nos elva ao deserto, para que possamos aprender com Ele falar ao nosso coração (Os 2:14). E Ele quer conquistar nosso coração, ou seja, atrai-lo, mas não fará