EDUCAÇAO
DISCUTINDO O PAPEL NO HOSPITAL.
Rejane de S. Fontes
A pedagogia hospitalar desenvolve necessidades psíquicas e cognitivas que atua também como acompanhamento da criança hospitalizada.
A criança que esta internada fazendo tratamento de longa duração necessita de atendimento escolar. A pedagogia hospitalar possibilitara a sua reinserção no processo escolar, assim a criança não terá os seus estudos interrompidos pela internação.
A implantação de acompanhamento pedagógico educacional na enfermaria pediátrica do hospital UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO, com o objetivo de compreender como o conhecimento da vivencia hospitalar e a apropriação dos sentidos expressos no ambiente refletem o papel da educação no desenvolvimento cognitivo, emocional e da saúde da criança hospitalizada n enfermaria pediátrica.
Objetivos Específicos:
a) Observar, analisar as intermediações pedagógicas, o papel do conhecimento, da linguagem e emoção.
b) Analisar pratica pedagógica, vendo conquistas e dificuldades.
c) Refletir sobre a atração do professor no ambiente hospitalar.
Com esses conhecimentos afetivos e cognitivos, resgatar a saúde da criança internada, levando a educação, cidadania e esperança para a criança hospitalizada.
O objetivo maior é: recuperação da saúde da criança, os profissionais que fazem parte desse contexto hospitalar e oferecer recuperação para ela.
As atividades pedagógicas têm como finalidade de faze- la esquecer, durante alguns instantes o ambiente hospitalar aonde ela se encontra.
Não excluir o conceito hospitalar, mas ser mais abrangente, pois não exclui a escolarização da criança que se encontra internada por varias semanas ou meses.
Os conteúdos serão preparados e elaborados pelo professor e o acompanhamento será feito na escola que ela esta matriculada, com conhecimento e aprendizagem identificada dentro da possibilidade da criança hospitalizada.
A escuta pedagógica se diferencia a das demais