educaçao e diversidade
Respeitar os direitos humanos e reconhecer a pluralidade cultural, é promover a vida em sociedade sem descriminação de classe social, cultura, religião, etnia e gênero.
A constituição Federal em seu artigo 5º, diz que todo brasileiro tem direito a liberdade de expressão.
Apesar dos inúmeros avanços e transformações pelas quais a sociedade vem passando nas últimas décadas, muitos são os desafios que devemos enfrentar para a conquista de um mundo justo, no qual todos, sem distinção, seja homem ou mulher terão seus direitos reconhecidos.
Direitos Humanos e Pluralidade Cultural
A escola tem o papel de educar para a democracia, contribuindo assim, para a formação de novas mentalidades com noções de direitos e deveres.
Cabe a todos conhecer, respeitar, e aprender a valorizar as características representada por essa diversidade que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, para tal devemos investir na superação de qualquer tipo de discriminação.
Lembrando que não existe um direito mais importante que o outro, é preciso a garantia de um todo.
A Invenção da Infância
Relações entre diferentes grupos culturais
RELAÇÃO DE GÊNERO NA SALA DE AULA
Estereótipos
Pontos Necessários para uma escola não excludente
● Introduzir conteúdos ligados à diversidade social, com intuito de reconhecimento de suas diferenças e superação de preconceitos, diferenças essas que podem ser aproveitadas para o enriquecimento de todos;
A educação que interage com a diversidade, pode construir um ensino de qualidade, reconhecendo os direitos de todos e valorizando suas diferenças.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas/ Antonio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (orgs).3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. www.soprando.net/estudantes/a-escola-inclusiva-e-a-diversidade. Acessado em 25 de março de 2012 portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf.Acessado em 28 de março de 2012