educaçao infantil periodo jesuitico
Introdução
As primeiras formas de educação formal no Brasil foram trazidas pelos jesuítas, no período colonial, a partir de 1549. A companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loiola em Paris, após a reforma protestante e a expansão do luterismo na Europa. A população brasileira, na época, era formada por índios nativos, negros e alguns portugueses. O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios e converte-los a Fe católica e recrutar trabalhadores para a coroa, mas para isso era preciso alfabetizar esses nativos, pois esses tinham sua própria língua e não sabiam ler e nem escrever. Os jesuítas então edificaram a primeira escola elementar brasileira, e passaram a educar as crianças, pois sabiam que seriam mais fáceis de alfabetizar, pois nelas ainda não estavam enraizados os costumes e hábitos de seu povo.
Objetivo
O objetivo desse trabalho, foi conhecer melhor as primeiras formas de educação no Brasil, como estas foram organizadas, como era a relação professor/aluno, quais os métodos utilizados, quais os pontos positivos, quais os pontos negativos e o que restou dessas praticas nos dias de hoje. Procuramos nos atentar se as que restaram trazem benefícios para a educação atual. Alem disto, podemos observar, também, que a educação é organizada de acordo com a necessidade de cada sociedade.
Metodologia
O trabalho foi realizado após pesquisas bibliográficas, sobre o assunto, onde foi possível conhecermos as formas de educação desenvolvidas na época. Foram realizadas leituras de textos e livros sobre o assunto, tendo como pressuposto que é muito importante conhecermos as formas de educar do passado, para que tenhamos uma visão ampla e critica, sobre a educação de hoje.
Resultado
Com a realização destas pesquisas , fomos levados a pensar sobre as estratégias adotadas pelos jesuítas, como, interações com o mundo espiritual dos indígenas, a alfabetização e a desvalorização dos costumes, na educação e conversão dos