projeto integrador
Os teóricos da educação contribuíram em muito para que a pedagogia avançasse.
O tradicionalismo é um método de ensino que era ensinado com muita rigidez e castigos. O professor simplesmente passava o conteúdo de um livro ano a ano. Os alunos não podiam ter dúvidas ou questionar.
O construtivismo é um método de ensino diferente. É um método em que os alunos trabalham em grupo, eles participam mais das aulas, os alunos ficam mais interessados pela aula. Esse método melhora o desempenho e o aprendizado dos alunos, mais requer mais trabalho e conhecimento do professor.
No método do tradicionalismo, o professor coloca as crianças de castigo, a criança tem até medo de fazer uma pergunta para o professor, os alunos decoram para fazer a avaliação e depois esquece tudo.
No método do construtivismo, as crianças ficam em círculo, trabalham sempre em equipe, esta maneira de trabalhar na sala de aula desenvolve mais a criança.
O método construtivismo sócio interacionista é um método em que o aluno se interage mais com o outro, ajuda as crianças a pensar e encontrar respostas, é um método que requer muita criatividade do professor.
O professor Roberto Acioly, ele teve uma vida de estudante centrado no método do tradicionalismo. Quando ele foi para a faculdade, lá ele descobriu o método construtivista um método diferente o método do conhecimento.
O educador Demerval Saviani fala da escola e democracia e pedagogia histórico-crítica. Para que a escola seja um local de democratização devemos desempenhar nosso papel e sermos conscientes em nossos deveres.
O educador José Pacheco fala que os alunos que chegam à escola da ponte aprendem a ler em pouco tempo e que a aprendizagem não está centrada no aluno e nem no professor, está centrada na relação um com o outro.
A escola da ponte é uma