Educaçao inclusiva
CAMILA OLIVEIRA DA SILVA1 LUCAS SIMÕES PIRES2 SOLANO CELSO DE ABREU3 VALTER ANTUNES NEUMANN4 MARA REGINA NIECKEL DA COSTA5
RESUMO
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa bibliográfica sobre a Síndrome de Down. Este quadro causado por um acidente cromossômico ainda não possui uma forma de prevenção. Pessoas com essa anomalia cromossômica apresentam retardamento mental e uma série de características e dificuldades. Nos dias atuais, muitos indivíduos portadores desse quadro são alfabetizados e estão inseridos no mercado de trabalho. Entretanto, essas conquistas não estão ao alcance de todos, elas dependem, principalmente de condições familiares propícias, do tratamento precoce e adequado e das oportunidades oferecidas pelas comunidades em que vivem. Palavras-chaves: Síndrome de Down; Desenvolvimento; Inclusão.
INTRODUÇÃO
O presente estudo aborda a SD, e por meio dele, tentaremos oportunizar o conhecimento das características dos indivíduos com esse quadro. No século XXI, esse tema assume uma importância maior, já que cada vez mais, essas pessoas fazem parte do cotidiano da nossa sociedade. A Síndrome de Down é um assunto de interesse nacional por se tratar de uma deficiência que afeta muitos indivíduos. Este quadro é causado por um acidente cromossômico e ainda não possui uma forma de prevenção.
Enfatizaremos neste trabalho a origem da deficiência, assim como o modo de inclusão do portador da síndrome na sociedade e seu processo cognitivo. Para o desenvolvimento do estudo utilizaremos, como base, referenciais teóricos presentes na literatura.
1 2
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras da ULBRA / Guaíba. Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da ULBRA /Guaíba. 3 Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da ULBRA /Guaíba. 4 Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da ULBRA /Guaíba. 5 Docente das Licenciaturas da ULBRA/Guaíba e