EDUCAÇAO INCLUSIVA
RESUMO
Este artigo visa analisar a formação do professor no âmbito da educação inclusiva. Propõe avaliar a trajetória histórica da educação inclusiva no Brasil, pontuando seus principais avanços e entraves. Ainda com a proposta desta discussão,interpela-nos a pensar nas políticas educacionais e nas práticas cotidianas do universo escolar discutindo a possibilidade de maior investimento na qualificação do professor enquanto mediador do conhecimento. Incentiva-nos a rever as políticas, as leis e as práticas oriundas do reconhecimento da diversidade em sala de aula e das especificidades da educação inclusiva reconhecendo o desafio que se lança para os professores e todos os outros profissionais envolvidos nesta especialidade.
Palavras- chaves: Educação, Educação Inclusiva; Formação de Professor.
INTRODUÇÃO
O presente artigo como eixo norteador as dificuldades existentes da formação do professor junto á educação inclusiva. Tendo como objetivo analisar as políticas de formação docente e os novos desafios para esta área.
Para elaboração do artigo foi ultilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica que é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré- existente.
Ao longo da pesquisa , foram abordados dois capítulos. O primeiro capítulo descreve a trajetória da educação inclusiva no Brasil, anaisando os contextos históricos,políticos e as propostas de atenção á educação no país em cada período. No segundo capítulo aborda a estrutura de formação do professor para á atuação na educação inclusiva e faz uma reflexão á cerca da problemática.
As principais tendências de nossas políticas nacionais de educação especial até 1990