Petróleo
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
PETRÓLEO
DÉBORA, ISABELA, IURI, JÉSSICA E JULIA.
Canoas, 27 de novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
Hoje, a economia mundial tenderia ao colapso sem os produtos derivados do petróleo. Os produtos plásticos estão por toda parte, nas embalagens, nos computadores, nos utensílios domésticos, nos escritórios, etc. Porém produção de petróleo e seus produtos derivados contribuem para a poluição do ar, da água e do solo.
Perfurações em busca de óleo podem afetar ecossistemas frágeis tanto em terra quanto no mar. O transporte de óleo pode colocar em perigo a fauna e a flora caso haja vazamentos e derramamentos em terra, rios e oceanos. Tanques de armazenamento subterrâneo podem rachar ou furar, podendo poluir as águas subterrâneas e criar plumas de poluição no subsolo. O processamento de óleo nas refinarias pode contribuir para a poluição do solo, ar, água e sonora. Queimar gasolina como combustível em nossos carros contribui diretamente para a poluição atmosférica e conseqüente agravamento do efeito estufa. Mesmo a mais cuidadosa coleta, reciclagem ou disposição de resíduos de óleo lubrificante usado pode contaminar rios, lagos e oceanos.
O atual cenário está longe de ser animador, apesar de maiores investimentos e sanções legais aos poluidores. As companhias de petróleo limparam suas refinarias reduzindo as emissões para o ar e corpos hídricos e a quantidade de resíduos gerados com programas de reciclagem, reutilização e minimização de 45 resíduos. A fórmula dos derivados, em especial da gasolina, foi modificada para ser menos poluente, reduzindo as emissões de monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e óxido de enxofre.
ORIGEM DO PETRÓLEO Petróleo (do latim petroleum, petrus= pedra e oleum= óleo) é uma substancia oleosa inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor