Educaçao inclusiva
PÚBLICO-ALVO
Alunos do curso de Licenciatura em Educação física
OBJETIVOS
• Refletir sobre os direitos dos alunos com necessidades educacionais especiais para uma educação de qualidade. • Compreender a necessidade de (re) organização da escola e de adaptações das práticas pedagógicas, visando o aproveitamento acadêmico dos alunos com necessidades educacionais especiais.
METODOLOGIA
Primeira etapa: realização da entrevista
Realize uma entrevista com um(a) coordenador(a) de uma escola pública, municipal ou estadual de Educação Básica. A escola selecionada deve ter alunos com necessidades educacionais especiais freqüentando as classes comuns. Utilize o roteiro a seguir para realizar a entrevista:
1) Quantos alunos com necessidades educacionais especiais freqüentam a escola que você coordena?
210 alunos.
2) Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão divididos, um aluno com surdez no 6º ano, um com deficiência intelectual no 2º ano, e assim por diante.
Educação Precoçe, Oficina Pedagógica, Transtorno Global do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla.
3) A escola, a partir da inserção do(s) aluno(s) com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, aos recursos didáticos utilizados, aos recursos e instrumentos de avaliação, à organização do espaço, entre outros aspectos? Se sim, descreva detalhadamente quais as mudanças que têm sido implementadas para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais . Procuramos sempre fazer alguma mudança de acordo com a necessidade do aluno ou do atendimento especifico por exemplo hoje o aluno é atendido pelo professor e nos PAI (Programa de atendimento interdisciplinar)Ed