educaçao fisica
As corridas de revezamento são provas disputadas por grupos, cada um composto por quatro atletas. Cada atleta corre um quarto da prova (4X100m ou 4X400m) e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, Este bastão, um tubo liso e oco de madeira ou metal, deve ser seguro durante todo o percurso.
A troca de corredores deve ocorrer na "área de passagem ", a cada 100 m, no 4X100m, ou a cada 400 metros, no 4X400m, e deve ocorrer em uma área com cerca de 20 metros de comprimento, sendo 10m antes e 10m depois da linha demarcatória.
As passagens de bastão fora deste intervalo são motivo de desqualificação.
A prova 4X100m é corrida inteiramente em raias.
Os corredores dos percursos 1 e 3, ou seja, os atletas que estiverem na primeira e na terceira posição, correm com o bastão na mão direita; já os que estiverem nos percursos 2 e 4, com o bastão na mão esquerda.
O atleta que recebe o bastão já deve estar correndo em alta velocidade e deve apanhá-lo de costas. Após passar o bastão, o atleta, deve permanecer na sua raia até que a pista esteja livre.
Tipos ou Estilos da Passagem do Bastão Francês ou Descendente: Neste estilo o corredor que vai receber o bastão, ao ouvir o sinal do companheiro que está de posse do bastão, estende para trás um dos braços, previamente determinado, colocando a palma da mão voltada pa afasta dos demais, colocando conduz o bastão coloca-o, através de um movimento de cima para baixo, e pela extremidade livre do mesmo, na mão do receptor, que o agarra rapidamente, coloca o braço em posição de corrida, dando prosseguimento à corrida. A vantagem deste estilo está no fato de que a maneira como o bastão é colocado sobre a mão do companheiro possibilita um espaço livre maior, o que facilita a entrega seguinte.
Alemão ou Ascendente:
Para receber o bastão, o corredor coloca o braço de ação semiflexionado para trás, com a palma da mão voltada para o companheiro que se aproxima, tendo os dedos unidos, com