ações
Acumular riquezas significa ter disciplina, fazer planejamento e conhecer investimentos que o mercado tem a nos oferecer. O mercado de ações é um ambiente público onde as pessoas negociam títulos mobiliários. As transações podem ocorrer através da bolsa de valores ou nos mercados de balcão (mercados em que são comercializados títulos não negociados em bolsas, dentro das normas legais previstas em lei e regulamentos, sem coordenação de entidades privadas).
Nas economias modernas, as grandes maiorias das operações no mercado acionário ocorrem por intermédio das bolsas de valores. Para investir em ações é necessário que o investidor procure uma corretora, que mantém funcionários especializados em orientar a seleção dos papéis de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador.
O que é uma ação
Ação é a menor parcela do capital social de uma companhia ou sociedades anônimas. São títulos nominativos negociáveis em bolsas que representam pedacinhos (cotas) de uma empresa. Quando uma empresa é aberta, seu patrimônio é dividido em diversas cotas, as ações são distribuídas a investidores que, ao adquiri-las, tornam-se seus donos, ao comprar uma ação, você se torna dono sócio da companhia, juntamente com todas as outras pessoas que também adquiriram as ações da empresa, passando a integrar o quadro de acionistas da empresa. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsas de valores ou no mercado de balcão.
As ações são predominantemente escriturais, mantidas em contas de depósito, no nome de titulares, não havendo emissão de certificados, em instituições contratadas para a prestação desse serviço, em que a propriedade é comprovada pelo “extrato de posição acionária”. As ações devem ser sempre nominativas, não sendo permitida a emissão e negociação de ações ao portador ou endossáveis.
Tipos de ações
Ordinárias nominativas (ON) Da o direito de voto nas