Educaçao brasileira a partir de 1964
PEDAGOGIA
GIOVANA
JULIANA
PRISCILA
EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DE 1964
BIRIGUI
11/2011
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DE 1964
Sumário
* 1. O povo, ora o povo * 2. O governo contra os estudantes * 3. A reforma do ensino superior * 4. A reforma do ensino de 1º e 2º graus * 5. Como ficamos?
O POVO, ORA O POVO
Em 1964, a educação brasileira passou a ser vítima do autoritarismo que se instalou no país. Reformas foram realizadas em todos os níveis de ensino, sem a participação de alunos, professores e outras partes da sociedade. Os resultados foram:
•Altos índices de repetência.
•Escolas deficientes de recursos materiais e humanos.
•Professores mal remunerados e sem motivação.
•Altíssima taxa de analfabetismo.
O regime militar instalado no país em 1964, com a deposição do Presidente Constitucional João Goulart, pretendeu frear os avanços e as conquistas populares do período anterior.
Nessa época vários membros do Poder Legislativo tiveram seus mandatos cassados e muitos foram presos e exilados, incontáveis funcionários públicos perderam seus cargos e foram submetidos a inquéritos policiais militares.
O povo brasileiro encontrou-se impedido de escolher o Presidente da República e todo o resto da política, nessa época acelerou-se a concentração da riqueza em poucas mãos, acentuaram-se as desigualdades, tornando os ricos mais ricos e os pobres sempre mais pobres, os salários diminuídos e o preço das coisas disparava.
O desemprego aumentou muito e as greves deixaram de existir devido à forte e violenta repressão.
No campo as pessoas