EDUCARE” (EDUCAÇÃO E CUIDADO)
Saupe R, Budó MLD
PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR: “EDUCARE” (EDUCAÇÃO E CUIDADO)
COMO OBJETO FRONTEIRIÇO EM SAÚDE
INTERDISCIPLINARY PEDAGOGY: “EDUCARE” (EDUCATION AND CARE) AS A BORDERING
OBJECT IN HEALTH
PEDAGOGÍA INTERDISCIPLINAR: “EDUCARE” (EDUCACIÓN Y CUIDADO) COMO OBJETO
FRONTERIZO EN LA SALUD
Rosita Saupe1, Maria de Lourdes Denardin Budó2
Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
2
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
1
PALAVRAS-CHAVE: Edu- RESUMO: Esta reflexão emergiu da constatação de dificuldades para a concretização de políticas cação. Empatia. Grupos de es- públicas em saúde, especialmente das decorrentes da integração entre os profissionais, com o propósito de consolidação da Reforma Sanitária Brasileira. Com esta realidade identificada, buscou-se uma contritudo. buição para o debate que objetiva trazer a discussão acerca da interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica através do - educare - educação e cuidado como objeto fronteiriço no trabalho com as equipes de saúde. Fundamenta-se nos conceitos de interdisciplinaridade, objeto fronteiriço e educare.
Além disso, faz um resgate histórico dos principais modelos pedagógicos e traz como proposta uma pedagogia interdisciplinar, que se insere no movimento das teorias pós-críticas. Aponta alguns pressupostos, princípios e conceito que se concretizam através da busca de soluções conjuntas para enfrentamento dos desafios do trabalho em equipe interdisciplinar. Trata-se, portanto, de uma proposta de formação e de educação permanente para os profissionais de saúde.
KEYWORDS: Education. ABSTRACT: This reflection has emerged from the difficulties in achieving public health policies,
Empathy. Focus groups.