adminstração
A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
Utilizando-se dessa ferramenta, a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Neste projeto abordaremos a importância da Gestão do Conhecimento (GC) sob os pontos de vista conceitual e prático, um campo riquíssimo que nos estimula principalmente como gestores de recursos humanos, economistas dos recursos humanos e, obviamente, os responsáveis da formação dos trabalhadores do conhecimento. Por consequência, processamos os resultados das investigações, da avaliação das suas práticas, da reflexão prospectiva e sistêmica de modelos novos de atuação, na execução de nossas tarefas e responsabilidades empresariais, diariamente.
1.1 - DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica a medida que interage com o meio ambiente”. Os valores e as crenças integram o conhecimento, pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. Nonaka e Takeushi (1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso”.
Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de