Leitura
NOME: Aline da Silva Souza
CURSO: Ciências Biológicas
COMPONENTE CURRICULAR: Pratica Pedagógica I
DATA DE ENTREGA: 02/04/2013
BIBLIOGRAFIA:
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez.2001. p.61-96.
Título do Texto: Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional.
1. Quem é o autor? José Carlos Libâneo 2. O que o autor fala sobre o conceito de educação.
Segundo Libâneo ele aponta dois termos de origem latina: O educare (alimentar, cuidar, criar, referido tanto às plantas, aos animais, como às crianças), e o educere (tirar para fora de, conduzir para, modificar um estado).Planchard diz: que educar é verdadeiramente conduzir de um estado para outro é agir de maneira ordenada sobre o ser humano preparando –o para vida num determinado meio. O termo educatio (educação), parece sintetizar os dois termos referidos acima: criação, tratamento, cuidados que se aplicam aos educandos a fim de adaptar seu comportamento e expectativas e exigências de um determinado meio social.
3. Quais são as definições clássicas de educação citadas pelo autor? a) Concepções naturalistas: também conhecida como inatistas refere-se que a educação e o ensino tende de se a adaptar à natureza biológica e psicológica da criança às tendências de seu desenvolvimento que já estariam basicamente prontas desde o nascimento. Com a finalidade de ,“tirar para fora’’ ,o que já existe na natureza do individuo.
b) Concepções pragmáticas: refere-se que a educação é um processo que vem de dentro do individuo ao seu desenvolvimento humano, resulta em sua adaptação ao meio social. Esta concepção recusa toda orientação externa ao processo educativo.
c) Concepções espiritualistas: a educação é um processo interior onde o