LINGUAGENS
DE
MATERNO
INFANTIL
ESCOLA TÉCNICA
Professora: Karla Luiza
Aluno (as): Flordilis
Maria Francisleide
Maria Raimunda
Marinalva
Curso: Técnico de Enfermagem
Final de Semana
Data: 08\02\2014
RUBÉOLA
Agente Etiológico:
A rubéola é transmitida por um vírus, pertencente ao gênero rubivírus, da família Togaviridae.
Descrição da doença:
A Rubéola é distintamente conhecida como o sarampo alemão. É uma doença infectocontagiosa, exantemática benigna causada por um vírus toga vírus e transmitida por via respiratória, mas quando acomete na mulher grávida, pode infectar a placenta e o feto nos primeiros meses de gravidez, resultando em alguns casos malformações congênitas com defeitos cardíacos, distúrbios, oculares e cerebrais graves. Sua característica é o aparecimento de manchas rosadas, avermelhadas na pele é muito contagiosa, mas que apresenta uma evolução benigna. Em alguns casos as manchas rosadas são tão esparsas e isoladas, que a pessoa nem chega a perceber. É rara no primeiro ano de vida, por causa da imunidade materna, e também em pessoas idosas.
Modo de Transmissão:
É transmitida por contato direto, por secreções de uma pessoa contaminada a outra, através da inalação de gotículas eliminadas pelo doente durante a tossi ou espirro, ou ainda através do sangue, no caso do feto, a parti da mãe grávida. Esse vírus penetra no organismo pelas vias respiratórias (nariz e boca). O vírus multiplica-se na faringe e nos órgãos linfáticos e depois se dissemina pelo sangue e pele.
Período de Incubação:
O vírus é incubado por volta de quatorze a vinte uns dias, em média dezessete dias. Os sintomas são parecidos como o da gripe.
- Febre até 45ºC;
- Dores no corpo;
- Aumento dos gânglios (ínguas) linfáticos na perna;
- Cefaleia;
- Dores musculares e no pescoço.
Período de