Educador
Hoje em dia, os negócios não existem sem bons planos de marketing, normalmente elaborados com o recurso a profissionais da área. Este tipo de planeamento, que se caracteriza sobretudo pelo delinear de objectivos claros e precisos e pela atribuição de responsabilidades concretas aos diferentes elementos da empresa, é fundamental porque ajuda a tomar decisões por antecipação e a diminuir potenciais erros.
O sucesso de uma marca está assim, em grande parte, dependente de um bom plano de marketing.
É neste sentido que este Guião visa auxiliar todos os interessados a conhecer melhor as diferentes fases e requisitos da elaboração de um plano de marketing.
Como fazer um plano de marketing?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
As empresas têm percebido que saber planejar é essencial para se ter sucesso. Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos.
A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.
Confira as quatro etapas principais de um plano de marketing.
1. Análise do ambiente de negócios
A empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), buscando identificar uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser