educador
É cada vez mais comum vermos crianças e adolescentes que bebem, fumam e usam drogas ilícitas na nossa sociedade.
Vemos nos noticiários televisivos, ao andar pelos centros das cidades brasileiras, na nossa vizinhança e até dentro da nossa própria casa tem alguém que você conhece ou convive que faz uso frquente de bebidas alcoólicas e até mesmo drogas que são criminalizadas pelo governo e o seu tráfico financia os crimes, as armas e a violência urbana.
Ao termos educadores eficientes com conteúdo abranjante desde o ensio na primeira infancia esse contexto pode ser mudado. Ao se interessarem pelo ambiente escolar desde cedo os pequenos cidadãos se sentem inseridos no regime social e principalmente motivados a quererem um vida melhor no fututo, com estalidade emocional financeira e buscando a melhoria na vida da sua família e comunidade .
Mesmo já no ensino fundamental e médio é importante dar base sobre o assunto de metas e planejamento de vida do aluno, além de debates, apresentação de vídeos e deposimentos e atividade ligadas ao tema direcionando-o a ser um cidadão correto e com pensamento firme sobre o tema, evitando que entrem no mundo das drogas, da criminalidade e da violência. O educador demonstra assim seu papel de formador de opinião e a função educadora da escola e dá um exemplo positivo para que seus alunos sejam pessoas esclarecidas , sabendo evitar as influências negativas que sempre estarão presentes ao redor.